Se você é um novo empreendedor ou pretende se tornar um, nós temos alguns conselhos para que você possa começar seu negócio com o pé direito, então vamos a eles:

O preço importa

Antes de formatar o valor dos seus produtos ou serviços é muito importante levantar quais são os seus custos. Em geral muitos empreendedores no inicio do seu negócio tendem a basear seu preço no valor da concorrência ou pela média do mercado, o que é um erro. Porque se você não calcular o seu preço corretamente de acordo com os seus custos ou despesas mensais, pode acabar não tendo lucro e se afundado em dividas.

Trabalho personalizado custa caro

Não é difícil encontrar por ai clientes que costumam chegar com uma lista de exigências de como o produto deve ser entregue ou como o serviço deverá ser prestado e muitos empreendedores na ânsia de fechar negócio acabam atendendo a essas exigências que ao final mais atrapalham do que ajudam.

Todo serviço ou produto a ser entregue deve ser feito de forma padronizada com processos já estabelecidos pela empresa, caso o cliente deseje algo que não esteja de acordo com esse padrão é importante que o empreendedor avalie se vale a pena ou não fazer tais alterações para atende-lo e lembrar que tudo isso tem um custo, por isso caso opte por atende-lo deve ser levado em consideração sempre um valor maior e não menor ou igual.

Cuide bem de suas finanças

Quando se trata de micro negócios o ideal é manter seu controle financeiro da forma mais simples possível. Crie uma conta jurídica, ou caso isso não seja possível, mantenha uma conta separada para as suas finanças pessoais e profissionais.

Busque parceiros de negócios

Possuir bons parceiros de negócios não é uma tarefa fácil, principalmente no inicio quando as pessoas ainda não conhecem você nem o seu trabalho, por isso, tenha cuidado e seja paciente antes de estabelecer parceiras comerciais. Podem ser que algumas empresas ou pessoas que você busque no inicio do seu negócio não te dê tanta atenção, não leve isso para o lado pessoal, dê tempo ao tempo e a chance de aos poucos eles conhecerem o seu trabalho.

Peça ajuda

Por mais que queiramos manter o controle de tudo, somos seres limitados e por isso sempre iremos precisar de ajuda para alcançar um novo nível e conseguir fazer nossa empresa crescer. Por isso não hesite em pedir ajudar sempre que precisar.

Network é essencial

Para que você possa se dar bem como empreendedor, fazer network é essencial, busque participar de comunidades, clubes e grupos empresariais não apenas em sua cidade, mas a nível nacional. Se aproxime das pessoas sejam elas quem forem e não se pergunte o que ela pode fazer por você e sim mostre a ela que você existe e que sabe da existência dela e do seu negócio, se relacione, demostre interesse e ofereça ajuda e assim você conseguirá ampliar a sua rede de contatos.

Preveja o seu futuro e crie

Quando se inicia um negócio o ideal é também prever aonde você quer chegar e diante disso criar o caminho para se chegar até aonde se deseja. Lembre-se todos os dias para onde você está indo e faça tudo o que está ao seu alcance para chegar lá.