O profissional de organização é o responsável por planejar, executar e coordenar os mais diversos tipos de eventos, providenciando tudo o que seja necessário para o bom andamento e sucesso destes.

O mercado de eventos é muito amplo e em geral os profissionais e agencias se especializam em uma área de atuação que pode ser eventos de entretenimento (shows), eventos corporativos, eventos científicos e eventos sociais, esse último se refere ao mercado de festas e é desse segmento que iremos tratar aqui.

Para esclarecer eventos sociais, são todos os tipos de eventos que não possuem um objetivo comercial ou educacional, são eles: festas de casamento, bodas, noivado, aniversários, confraternizações e etc.


No Brasil, o trabalho dos organizadores de festas teve início há 30 anos com o planejamento e coordenação de eventos empresariais, porém com as mudanças ocorridas na sociedade durante esses anos as comemorações familiares deixaram as residências e foram para espaços destinados à realização de eventos, como buffets e casas de festas e ai a atuação destes profissionais tornou-se cada vez mais comum.

Da mesma forma o organizador de festas pode desempenhar várias funções, como: assessor, consultor, produtor, coordenador e cerimonialista. Porém no Brasil a função mais desempenhada é a de assessoria e cerimonial.

Para atuar com organização de festas é necessário formação na área que pode ser feita através de curso técnico, graduação, pós graduação ou cursos livres que são ministrados por institutos conceituados e também por profissionais experientes.

Vale lembrar que organizar o próprio casamento ou a festa do filho não torna ninguém profissional, é como instalar um programa em seu computador e sair por ai dizendo é um programador ou profissional de TI. Por isso é necessário buscar um curso de formação para aprender como organizar festas de forma profissional.

Antes de empreender ou se lançar como profissional autônomo o ideal é buscar estágios no setor, não precisa ser necessariamente com empresas de assessoria, existem possibilidades também em buffets e espaços para festas.

Esses estágios vão lhe dar oportunidades de conhecer melhor o mercado, ter contato com fornecedores e experiência na área operacional do evento e a partir disso você saberá se possui o perfil necessário para trabalhar com eventos.

O mercado de festas realmente é promissor e há muitas oportunidades , porém gente vê como um mundo de fantasia onde todos são felizes, pois se lida com sonhos, mas tudo isso não passa de ilusão, é preciso ter consciência que é um trabalho como outro qualquer que requer conhecimento técnico, jogo de cintura e paciência para lidar com pessoas e situações diversas.

Para quem tem interesse em aprender mais e se profissionalizar eu recomendo o Método Assessoria na prática da Maíra Tamberlini com ele você aprenderá tudo o que precisa para se tornar um profissional de organização de eventos sociais.

Aqueles que desejam se aventurar desejo boa sorte!

Informações gerais

Recursos: Computador, celular, internet, kit de trabalho.

Investimento: R$ 1.800,00 em cursos, material de divulgação, site e kit de trabalho

Faturamento: R$ 4.500,00

Observações: Para o calculo de faturamento foi considerado um valor médio para a prestação de serviços de assessoria final de 3 clientes por mês/ Não foi considerado no valor de investimento a aquisição de computador e celular/ O valor de faturamento podem variar de acordo com a localização e serviços oferecidos/ O faturamento se refere ao valor bruto sem desconto de impostos e custos gerais.

Você também pode gostar: