Você conhece o trabalho de assistente virtual ou secretaria remota? Esse é uma boa oportunidade de negócio para quem tem experiência na área administrativa e deseja trabalhar por conta própria.

O que faz um assistente virtual

Em geral é um profissional que trabalha oferecendo serviços de assistência para profissionais liberais, trabalhadores autônomos, micro e pequenas empresas.

O assistente virtual executa trabalhos na área administrativa, comercial, finanças, comunicação, marketing ou como assistente pessoal, e trabalha de forma remota geralmente em casa.

Qual a formação necessária

Não é necessário possuir formação mas ela pode ajudar muito na hora de captar clientes, para pessoas com formação em administração, marketing, contabilidade entre outros esse pode ser um diferencial.

Existem também alguns cursos livres online para quem deseja se especializar neste trabalho.

Quais os recursos necessários para ser assistente virtual

Além de possuir experiência na área administrativa é necessário possuir um computador e acesso a internet para a realização dos trabalhos.

Como é remunerado

O assistente virtual é um prestador de serviços que pode cobrar por hora, por projeto ou um valor fixo mensal, dependendo do tipo de trabalho que executa.

Em média os ganhos mensais variam de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00. Os ganhos dependem de sua experiência, quantidade de clientes e horas disponíveis para se dedicar ao trabalho.

Como conseguir os primeiros clientes

Para conseguir seus primeiros clientes você pode usar a sua rede de relacionamento, participar de eventos e grupos online de empreendedores ou criar um perfil em plataformas de prestação de serviços como freelance, Getninjas, 99 freelas e Workana.

O trabalho de assistente virtual é uma boa oportunidade para quem possui experiência na área administrativa mas deseja ter liberdade para trabalhar de qualquer lugar e com horários flexíveis. Você pode trabalhar sozinha ou até terceirizar alguns serviços caso tenha um grande volume de trabalho.