Nossa entrevistada da vez é a organizadora de eventos Maíra Tamberlini, paulistana de 38 anos que desde 2008 está a frente da empresa Gamata Eventos e Cursos.

Conte-nos um pouco da sua história? 

No colegial eu fiz técnico em publicidade, meu objetivo era fazer faculdade de publicidade e propaganda, prestei algumas universidades e passei na universidade metodista de SP na minha segunda opção: Relações Públicas.

Na época não sabia muito bem o que era, mas não queria fazer mais 6 meses de cursinho, então para saber se era isso que eu queria ou não, comecei a fazer estágio voluntário na agência junior da faculdade, e comecei a trabalhar em um dos setores que era: eventos.

A agência organizava todos os eventos da faculdade e neste período trabalhei também com a parte editorial, depois no núcleo de pesquisas.

Tempos depois fui fazer estágio fora da faculdade, trabalhava no setor de eventos da Associação Paulista de Medicina, depois fui trabalhar em revista e depois fui pra área comercial. Em um determinado momento parei pra analisar o meu futuro e ver se o caminho que eu estava trilhando era o que eu gostaria. Resultado: não!

Pedi demissão e fui buscar meus sonhos. Mesmo não sabendo quais seriam até aquele momento. Fui estudar e fazia freelancer de pesquisa, umas da pesquisas foi sobre o mercado de casamentos, no qual eu teria que me apresentar como organizadora de eventos, gostei tanto que fui buscar um curso para me capacitar mais sobre eventos sociais, surgiu ai uma nova paixão!

No próprio curso já surgiu a indicação de um evento, e o resto foi consequência de acreditar, insistir e me capacitar sempre!


Como e/ou porque você decidiu trabalhar por conta própria?

Acredito que por causa do meu emprego anterior ser bem desgastante, vi que trabalhar por conta como uma oportunidade de ter flexibilidade. 

Como é a sua rotina de trabalho?

Como se eu trabalhasse em uma empresa multinacional, busco trabalhar em horário comercial das 9:00 as 19:00.

Dou uma pausa do almoço e se eu for atender à noite, após às 19 horas eu me permito incluir alguma atividade pessoal, durante o meu período comercial. Busco manter a disciplina de acordar cedo sempre, acredito que meu dia renda mais.

Qual foi a sua maior dificuldade?

Acredito que quando comecei era mostrar todos os benefícios do meu trabalho, muitos achavam que não era necessário a contratação de um organizador de eventos, alguns pensam nisso até hoje😢

Como o seu mercado mudou desde que você começou?

Nossa, acredito que nesses 12 anos o mercado mudou muito, inúmeras pessoas que começaram comigo hoje não permanecem no mercado. A profissão hoje é muito mais conhecida e difundida de uma forma ampla.

Hoje busco a valorização da profissão, a começar pelo próprio profissional me valorizando. Grande parte das mudanças do meu mercado vieram junto com o avanço da tecnologia, acredito que a internet tem um grande impacto em todas as profissões. 

Olhando para trás o que você faria diferente?

Talvez a minha política de parcerias teria sido estabelecida de uma forma diferente, teria sido mais sincera e objetiva com o que eu esperava dos profissionais “parceiros”, muitas vezes a parceria era uni lateral.

O que você mais gosta no seu trabalho?

Amo realizar momentos felizes e inesquecíveis, fazer parte de bons momentos da vida das pessoas é incrível.

Quais os planos para o futuro do seu negócio ou de sua carreira?

Há alguns anos comecei a me dedicar a área educacional, minha primeira palestra foi em 2012, e de lá pra cá vários eventos e cursos foram criados, organizados e também ministrados por mim e por outros profissionais do mercado. Quero continuar atuando como organizadora de festas pois acredito que o contato com o mercado de festas como um todo agrega muito na parte educacional, não quero ser uma professora “apenas teórica” mas o meu objetivo é cada vez mais atuar com cursos e consultoria.

Um conselho para quem deseja trabalhar com festas?

Estude sempre, nunca ache que já sabe tudo, preste atenção nos outros mercados e se inspire, veja o que os colegas estão fazendo de bom e melhore ainda mais!!! A evolução constante fará com que você sempre consiga se reinventar é estar a frente da maioria.

Conheça o trabalho

www.gamata.com.br