A transformação digital e a popularização dos smartphones fizeram surgir muitas novas profissões e entre elas está o de social media.

Isso aconteceu porque há alguns anos atrás as empresas perceberam que precisam manter um perfil nas redes sociais para estar perto do seu público e promover seus produtos e serviços.

Então, se você gosta de redes sociais e possui algum conhecimento em comunicação ou marketing, trabalhar como social media pode ser uma boa opção.

O social media é um profissional que gerencia as redes sociais de empresas e marcas e por isso é necessário ser um profissional antenado e com conhecimento das mais diversas mídias digitais.

Com isso se pode sugerir quais são as melhores opções de redes sociais em que o cliente deve estar presente para atingir o seu público alvo, visto que cada uma delas possuem características e públicos diversos.

Mas para atuar como um profissional nesta área não basta apenas gostar de redes sociais pois o trabalho executado vai muito além de fazer postagens.

Como parte de seu trabalho o social media precisa também fazer pesquisar, criar estratégias, planejar, publicar, interagir com o público, analisar os dados e elaborar relatórios.

Também é necessário atualização constante visto que as redes sociais são muito dinâmicas e estão em constante transformação.

Se você tem interesse em trabalhar com redes sociais e quer saber como começar basta dois passos simples:

Especialize-se

Para se tornar um social media não basta apenas escrever bem é necessário também possuir conhecimento em comunicação e marketing e para isso você pode fazer cursos livres em marketing digital, social media ou analistas de redes sociais.

Para quem já possui formação na área e deseja se especializar há opções de pós graduação em comunicação digital e redes sociais ou marketing digital.

Crie um portfólio

É importante criar um portfólio para apresentar a futuros clientes e esse pode ser também um meio de testar o seu conhecimento, para isso você pode criar perfis nas redes sociais ou usar o seu próprio perfil como referência.

Depois disso você já pode ir em busca de uma oportunidade de trabalho ou de clientes.

Boa sorte!